Por Gil Carvalho
O deputado federal
Francisco Escórcio (PMDB-MA) esclareceu nessa terça-feira (17) aos jornalistas
e blogueiros durante café da manhã na área de eventos da loja maçônica D.
Pedro, localizada na rua Frei Epifânio, no Jardim Oriental, sobre a luta para
viabilizar a inclusão da obra da travessia urbana de Imperatriz no Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo ele, o
deputado federal Davi Alves Silva (PR-MA) tentou junto ao governo federal
viabilizar esse projeto, porém não obteve êxito, chegando a divulgar em
propaganda institucional na eleição passada que os recursos estavam em conta e
que a obra começaria de imediato.
“Passou o período
eleitoral e o Davi (deputado) sumiu, porém quando eu assumiu o mandato (era
suplente) no lugar de Gastão Vieira, vim para cá (Imperatriz) a pedido do
prefeito Sebastião Madeira para verificar sobre a verdade da duplicação da
BR-010, na travessia urbana da cidade”, disse ele, que buscou informações junto
ao então ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, em Brasília.
Na ocasião, Chiquinho
Escórcio assinalou que ficou surpreso com a notícia que não havia um tostão
para execução da obra da travessia urbana de Imperatriz. “O que havia era o
valor de R$ 1,5 milhão para fazer o projeto técnico da obra, ou seja, dividindo-o
por 11,6 km, dava mais R$ 129 mil somente para projetos”, detalhou.
Ele lembra que logo
após estourou na revista “IstoÉ”, de circulação nacional, a negociação feita
com o deputado federal Waldemar da Costa Neto, presidente de honra do Partido
da República, envolvendo o deputado Davizinho. “A negociação foi tirá-lo do PDT
para se filiar ao PR oferecendo-lhe vantagens, sendo que uma delas era o
projeto de duplicação da BR-010”, cita.
Chiquinho Escórcio
contou que a partir desse episódio a imprensa nacional viu que a corrupção se
estendia por todos os cantos do Brasil, envolvendo o Ministério dos
Transportes, na gestão do senador Alfredo Nascimento. “A presidenta Dilma
Rousseff exonerou o ministro e toda a cúpula do Partido da República do
Ministério dos Transportes”, disse.
Dos fatos – O
parlamentar ressalta que, diante do problema, resolveu travar uma luta com
apoio do presidente José Sarney (PMDB-AP), a governadora Roseana Sarney, o
ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o prefeito de Imperatriz, Sebastião
Madeira (PSDB), e o vereador-presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda.
“Nós fizemos várias idas e vindas aos ministérios e ao Palácio do Planalto para
viabilizar essa importante obra para Imperatriz”, contou.
Jornal O Progresso
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