Enquanto o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Luís vai para o arquivo até que o novo governo de São Luís tome posse, o Governo do Estado inicia movimentos concretos para viabilizar um projeto de transporte importante: o Trem Regional de Passageiros (TRP) ligando a capital a Itapecuru-Mirim. Ontem, o secretário de Cidades, Hildo Rocha, recebeu, em Brasília, uma boa notícia nessa direção: por meio de acordo de cooperação técnica entre o Ministério dos Transportes e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Maranhão será contemplado com a realização de estudos de viabilidade técnica que auxiliarão o Governo do Estado na elaboração do projeto para implantação do TRP. Os detalhes do acordo foram publicados no Diário Oficial da União.
A meta do governo maranhense é atender à crescente demanda do setor de transporte de passageiros que se deslocam para o complexo industrial que está em fase de implantação em Bacabeira e usuários de cidades localizadas na região metropolitana de São Luís.
Por orientação da governadora Roseana Sarney (PMDB), o secretário Hildo Rocha trabalha para acelerar a tramitação dessa proposta nos órgãos federais que podem apoiar o projeto. Rocha ressaltou que na avaliação do governo, a implantação do TRP entre São Luís e Itapecuru-Mirim dará grande impulso ao desenvolvimento do Maranhão. "Esse projeto terá resultado social e econômico formidável", avaliou.
O secretário de Cidades destacou o empenho especial de dois deputados federais da base da governadora Roseana Sarney para viabilização do projeto: Francisco Escórcio (PMDB), que acompanhou toda a tramitação do processo, e Pedro Fernandes (PTB), ex-secretário de Cidades. "Graças ao empenho deles, hoje vencemos mais uma etapa na luta pela implantação do Trem Regional de Passageiros entre São Luís e Itapecuru-Mirim", festejou Hildo Rocha.
Fonte: O Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário