quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESFORÇOS PARA APROVAR A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS GARIMPEIROS

O deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), ao entrar na briga em favor da sociedade garimpeira para que seja realizada a assembleia geral para eleger uma nova diretoria, resolveu, também, abraçar a luta pela aprovação da aposentadoria especial da categoria que se encontra na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Ontem, o deputado, através do requerimento de sua autoria, pediu ao deputado Marco Maia (PT-SP), presidente da Câmara, que a PEC 405 que altera a redação do parágrafo 8, do Artigo 195 da Constituição Federal e assegura ao garimpeiro e ao pequeno minerador o direito à aposentadoria, seja incluída na Ordem do Dia para apreciação do Plenário.

A PEC da Aposentadoria dos Garimpeiros foi aprovada no dia 12 de junho pela Comissão Especial, depois de haver as interferências do ministro de Minas e Energia Edson Lobão e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, junto ao presidente da Câmara Marco Maia. A solicitação aos dois ministros para que a Comissão Especial fosse instalada foi feita durante uma audiência no inicio do ano pela Agasp Brasil.

Desde a sua completa aprovação pela Comissão Especial ocorrida em junho passado, a PEC da Aposentadoria encontra-se sem nenhum avanço dentro do gabinete do presidente da Câmara, Marco Maia. Nos últimos dez dias, os deputados Wellington Fagundes (PR-MT) e Francisco Escórcio (PMDB-MA), resolveram sair em defesa do projeto de aposentadoria dos garimpeiros que se encontra emperrado no gabinete do presidente Marco Maia. Dois requerimentos neste sentido chegaram à Mesa Diretora da Câmara.

Além de fazer o requerimento pedindo que a PEC 405 seja incluído na Ordem do Dia para votação final pelo plenário, o deputado Francisco Escórcio ocupou a tribuna na semana passada para cobrar dos seus colegas a votação do Projeto de Lei 1033/03, que institui o salário adicional de periculosidade para os vigilantes e empregados em transporte de valores e se manifestou também com muita veemência em defesa do projeto de aposentadoria dos garimpeiros.

“Nós temos de acabar com esse negócio de empurrar com a barriga. Nós temos que pegar e colocar agora em pauta essa votação, tudo em atenção ao benefício e ao merecimento dessa categoria importante para o Brasil. E é por isso que nesta tarde eu venho pedir a todos os meus colegas para poder exatamente dar um presente a esses lutadores, essas pessoas que derramaram sangue, derramaram suor para o bem desse Brasil. Salve os garimpeiros!”, concluiu.
 
 
 
 
        Fonte: Site AGASP - Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada

Nenhum comentário:

Postar um comentário