Depois de uma nota depreciativa publicada, hoje
(23), no jornal Correio Braziliense, em que o ex-ministro Ciro Gomes faz
críticas aos ministros do governo Dilma, o deputado federal Francisco Escórcio
(PMDB/MA) foi a tribuna da Câmara dos Deputados, agora pouco, para defender os
ministros criticados e chamar Ciro Gomes de “Professor de Deus”.
Abaixo o discurso completo:
|
O SR. PRESIDENTE (Izalci) - Entrando agora no Pequeno Expediente, o primeiro orador inscrito, Deputado Francisco Escórcio.
O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO (PMDB-MA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nosso ilustre representante do Distrito Federal, Deputado Izalci, demais colegas, funcionários desta Casa e povo do meu Brasil, eu venho aqui, nesta manhã bonita aqui no Distrito Federal, para fazer uma análise daquilo que eu li hoje no Correio Braziliense.
Eu li aqui o jornal, e quero mostrar (Mostra jornal), que diz assim: Ciro... Eu quero fazer aqui uma ressalva, antes de qualquer coisa: eu tenho um amor muito grande ao povo do Ceará. O povo do Ceará estáexatamente bem comprometido com o desenvolvimento, com a riqueza deste Brasil. Então, tem a minha homenagem. Eu quero aqui fazer essa homenagem para dizer que eu não tenho nada contra o povo do Ceará, mas é bom que se diga.
E eu quero contar até uma historinha: quando fui assessor especial e depois respondi pela Secretaria-Executiva do Ministério da Integração, à época do saudoso, meu pai, político, Senador Alexandre Costa, eu vi um embate entre o Senador Alexandre Costa e o então Senador do Ceará, Ciro. E lá, naquele embate, eu me lembro de que, numa daquelas sessões da SUDENE, o Alexandre Costa disse que ele gostava de fazer discurso acadêmico.
Ele era professor de Deus. Eu estou vendo aqui nessa matéria do Correio Braziliense que é verdade. Esse homem é um emplumadinho!Todas as vezes que ele faz qualquer referência é pejorativa à parte do Governo da Presidente Dilma.
Eu não posso concordar com ele, quando faz, talvez, uma brincadeira de mal gosto, dizendo que a equipe da Presidente Dilma é fraquinha. E ele cita alguns Ministros: Ideli Salvatti; Alexandre Padilha, da Saúde e a Gleisi Hoffmann, da Casa Civil.
Estou aqui dentro da Câmara Federal. Nós sabemos da dedicação. Eu sou testemunha ocular do trabalho, da dedicação do Padilha, desde a Casa Civil, quando servia ao Presidente Lula, e agora serve de maneira brilhante à Saúde do meu Brasil.
Ele faz uma brincadeira de mau gosto com a Ideli e com a Ministra-Chefe da Casa Civil. Eu venho aqui, porque eu faço parte da base de sustentação do Governo, para dizer que ele foi infeliz. Ele continua sendo professor de Deus, não passou de só querer ser, querer ser, querer ser e não aparecer para ser Presidente da República.
Portanto, eu venho aqui rebater de maneira veemente a brincadeira de mal gosto do Ciro Gomes. E aí eu faço uma pergunta: o que ele fez de tão brilhante quando passou numa pasta importante, que foi o Ministério da Integração Nacional? É a pergunta que eu faço. Portanto, não venha fazer chacota e brincar com o sentimento daqueles que estão trabalhando violentamente por este Brasil.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, nesta manhã, para separar o joio do trigo. É bom que se faça aqui, para o Brasil, este depoimento autêntico, duro, mas que é necessário fazer quando se quer colocar uma situação pejorativa nesses três grandes Ministros.
Muito obrigado Sr. Presidente,
Assista também o vídeo:
Fonte: Blog Caio Hostílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário