sábado, 20 de setembro de 2014

Blog Rei dos Bastidores: Deusdete Sampaio confirma apoio a Edinho Lobão, Antônio Pereira, Chiquinho Escórcio e Gastão Vieira

Na última sexta-feira (12), o médico Deusdete Sampaio concedeu à Imprensa de Açailândia uma entrevista coletiva. Ele já foi ex-prefeito de Açailândia e ex-deputado e se configura como uma importante liderança política em toda a região. Durante a entrevista, ele falou do cenário político atual, da política desenvolvida hoje em dia e reafirmou seu apoio aos candidatos Edinho Lobão (governo do Estado), Antônio Pereira (Deputado Estadual) e Gastão Vieira (Senado). Perguntado sobre disputar eleição, Deusdete disse que o futuro a Deus pertence e ressaltou apenas que as maiores escolas de Açailândia foram construídas quando foi prefeito em tempos passados.

Confira os trechos mais importantes da entrevista:

Como é que o senhor está vendo esta campanha de 2014 e todos os candidatos que estão concorrendo à mesma?

É uma eleição atípica. Ela é tão atípica, que hoje as eleições está mais moralizada. Nós temos uma eleição presidencial que nós temos um acidente de percurso que foi a morte do Eduardo Campos. Consequentemente a Marina deu uma crescida muito forte. Dentro deste fato atípico nós temos provavelmente um caminho para um segundo turno entre Dilma e Marina. De acordo com pesquisa, o IBOPE. Nós temos um candidato que tinha 62% e outro tinha 12%.O que tinha 12% subiu para 30% e o outro que tinha 62% foi pra 42%. Resumindo: de 50 pontos de diferença, hoje apenas 12 pontos de diferença. Portanto é uma eleição disputadíssima, onde temos um candidato em ascendência e outro em descendência. A surpresa da eleição é que a maioria dos consultados através das pesquisas é que ainda existem muitos indecisos. É uma eleição dificílima e acabaram de me dizer que eu sou um dos coordenadores da campanha do Lobão Filho. Então não preciso dizer mais nada porque se eu disser, sou suspeito a falar.

Com a experiência que o senhor já tem de outras campanhas com relação à diferença entre Lobão e Flávio como a coordenação pretende reverter esse quadro?

Na verdade o que nós temos que ver é que o sentimento de mudar para melhor sim e o sentimento de mudar para pior não. A informação é uma só. Nós já sabemos quem somos, já sabemos com quem convivemos. Então é só passar para a sociedade do Maranhão, principalmente em Açailândia, que nós temos um tamanho em cima de coisas palpáveis de tudo isso. Qual é o maior programa social na história deste país? É o “Luz para todos” e quem é o responsável por tudo isto? Foi o governo Lula e Ministro de Minas e Energia Edison Lobão. Está no país inteiro e 98% do povo do Maranhão tem energia, desde o rico ao mais humilde. É o maior trabalho social deste país”. Não estou falando de um candidato que vai mudar, é um candidato que pode continuar.

A pesquisa eleitoral que mostra o seu candidato com essa diferença que aí está lhe incentiva, motiva mais a lutar pelo seu candidato bem como todos que o seguem?

Temos a certeza absoluta que estamos avançando. Estamos conscientizando a nossa comunidade e isso só nos leva a crer que o povo maranhense e em especial o de Açailândia estão entendendo a mensagem e as propostas colocadas pelos nossos candidatos.

O candidato ao senado Gastão Vieira leva uma vantagem com relação ao outro candidato da oposição. Isso pode melhorar o entrosamento entre o Lobão Filho e Gastão Vieira nessa corrida sucessória?

Com certeza absoluta. O Gastão Vieira, se você pegar desde Lourenço Galletti que é a maior estrutura de segundo Grau do Município como uma reforma no Cafeteira. Melhor dizendo o deputado Gastão Vieira tem grandes serviços prestados para Açailândia quando se trata de educação. Ele é o carro-chefe desta eleição majoritária, onde ele tem uma densidade eleitoral muito maior do que o nosso candidato a governo. Explico: O Gastão milita politicamente por Açailândia desde a época em que ele era candidato a deputado estadual e ficou fácil levar o nome do Gastão atrelado ao governo e ao senado.

Porque tanta ausência do deputado Antonio Pereira em Açailândia e ele só se reelege com voto de Açailândia?

O porquê de nesta eleição eu estar apoiando Antonio Pereira é porque é da região, médico e parceiro. Sem falar que fizemos vestibular juntos, fizemos faculdade juntos, residência em São Paulo ficamos 12 trabalhando como médico juntos para a sociedade de Açailândia sempre juntos. Então ele tem um saldo comigo, o título dele ficou 11 anos comigo em Açailândia. Não vejo o porquê de alguém vim me questionar em apoiá-lo. O certo é que ele é uma representatividade tocantina. Nunca pedi voto para candidato fora da nossa região.

Como o senhor vê a retomada e aproximação com Chiquinho Escórcio?


Fiz as pazes com Antonio e com o Chiquinho. Na verdade o título do Chiquinho está em Açailândia. Ele é do PMDB, partido que eu sou filiado e sua ficha é abonada por mim. Com todo respeito aos demais que tenho decidi também apoia-lo. Respeito o sentimento e decisão das pessoas. Portanto devem respeitar a minha também. Aproveito também que não estou descaracterizando nenhum dos candidatos de Açailândia, uma vez que a eleição não é municipal e sim, estadual e federal. A minha intenção é ajudar nossa região. Para isso vamos abrir três comitês um na Vila Ildemar, um no centro e outro no Pequiá para darmos um ritmo maior para a eleição. Considerando que vejo que esta eleição terá um grande número de abstenção no Maranhão pelo fato da classe política ter chegado num descrédito. Por isso apelo à imprensa para conscientizar mais o eleitor. Hoje não está fácil pedir um voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário