terça-feira, 12 de agosto de 2014

Serviços de sondagem e topografia dos Diques da Baixada iniciam este mês


O Governo do Maranhão anunciou nesta segunda-feira (11) que os trabalhos de levantamento de campo na área onde serão executadas as obras dos Diques da Baixada Maranhense deverão iniciar na segunda quinzena deste mês. A garantia da obra foi feita durante reunião que aconteceu no fim da semana, entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), João Martins, e os gestores da Codevasf do Piauí e de Brasília, que apresentaram o relatório de consolidação do empreendimento.

O Projeto Diques da Baixada é uma das lutas do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), e que irá impulsionar a economia em toda Região da Baixada Maranhense. A obra prevê a construção de 71,2 quilômetros de dique, compreendendo uma área de 1.478 km².

Os diques visam à proteção das áreas mais baixas contra a intrusão salina, proveniente das oscilações de maré, assim como a contenção e armazenamento de água doce originária da estação chuvosa nos campos naturais, retardando o seu escoamento para o mar, mas sem alterar as cotas máximas naturais de inundação.

Os levantamentos de campo incluem topografia, cadastro físico, jurídico e socioeconômico e ensaios de laboratório (geotecnia), que são estudos básicos, necessários e imprescindíveis para a elaboração do Anteprojeto de Engenharia dos Diques da Baixada Maranhense.

Licitação

No mês de setembro de 2013 foi realizada a licitação para a elaboração do anteprojeto dos Diques da Baixada Maranhense. Em 22 de outubro do mesmo ano foi considerado vencedor o consórcio formado pelas empresas Engeplus Engenharia e Consultoria Ltda e a Proenge Engenharia e Projetos Ltda.

A previsão é de que em dezembro deste ano seja feita a licitação do projeto executivo para a execução da obra, orçada em cerca de R$ 100 milhões.

O secretário Cláudio Azevedo informou que quando as obras dos diques forem iniciadas, será possível ter de duas a quatro frentes de trabalho executando os serviços simultaneamente nas extremidades da área beneficiada pelo projeto e também no centro da mesma. “O Iterma [Instituto de Colonização e Terras do Maranhão] já realizou todo o levantamento fundiário da área onde serão construídos os diques”, acrescentou Cláudio Azevedo.

Com informações da SECOM-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário