Não faz tanto tempo assim, para que nos esqueçamos do quanto Imperatriz sofreu nas mãos de um modelo de gestão impiedoso e viciado, em se tratando de saúde pública. Saúde esta bancada por uma rede de mais de vinte hospitais e clínicas particulares sob a chancela dos governos estaduais, que dividiam o “bolo” de procedimentos hospitalares e ambulatoriais, sendo a maior parte para as Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs), que nem sempre chegavam ao destino específico.
Na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, os parlamentares cravaram a célebre lei: A saúde é um dever do estado e um direito do cidadão. Foi a partir daí que segmentos da sociedade civil organizada partiram para a formação dos conselhos municipais de saúde, para a garantia de tal direito e o fortalecimento do maior plano de saúde do mundo:
o SUS.
E assim, alguns desses segmentos, representados pelos seus respectivos componentes, formaram o Conselho Municipal de Imperatriz, começando aí a primeira batalha em direção à municipalização da saúde em gestão plena, que foi conseguida em 1998, há exatamente 15 anos, no governo do então prefeito Ildon Marques, um colaborador desse ato histórico. De lá para cá, muitas coisas mudaram.
No primeiro mandato do atual prefeito, Sebastião Madeira, foi implantado um moderno serviço de auditoria, controle e avaliação, tendo como coadjuvante o Sistema de Regulação (SisReg), que acabou com as noites mal dormidas dos usuários do SUS, nos papelões sobre as calçadas do centro de marcação de consultas do bairro Três Poderes.
A vocação do prefeito para com o que é público, aliada à dedicação da titular da pasta, Dra. Conceição Madeira, vem despertando a sensibilidade e a confiança das autoridades constituídas, facilitando assim o alcance dos objetivos e metas da Atenção Básica à alta complexidade, agregando ao patrimônio do Hospital Socorrão e Hospital Materno Infantil os mais modernos aparelhos de imagem e diagnóstico.
Todos esses avanços têm a rubrica da parceria com a governadora Roseana Sarney e a ajuda do “barulhento” deputado Chiquinho Escócio, que tem se revelado um verdadeiro carreador de recursos para a saúde, proporcionando, assim, uma qualidade de vida melhor para seus munícipes, como nunca. A perfeição ainda não foi atingida, mas VALEU!
Antônio Rodrigues S. Filho
Cirurgião-Dentista
Ex.ª membro – fundador do Conselho Municipal de Saúde
Publicado em O Progresso em 12 de janeiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário