quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ministro da Saúde elogia atuação de Chiquinho Escórcio na entrega de ônibus de combate ao câncer em Imperatriz



Ainda repercute positivamente no meio político e em toda sociedade maranhense, as declarações dadas pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha durante solenidade oficial de entrega  de uma carreta móvel para realização de exames de prevenção do câncer (mama, colo do útero, próstata e pele) em Imperatriz. Padilha reconheceu e enalteceu o empenho do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) na Câmara dos Deputados, que tem sido determinante para a conquista de melhorias e benefícios e na aprovação de projetos não só para a população do Maranhão como também de todo o Brasil.

A solenidade oficial de entrega na última quinta-feira, dia 21, foi feita pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha que estava acompanhado do deputado Chiquinho Escórcio; do Prefeito Sebastião Madeira; e dos secretários de estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva e de Saúde, Ricardo Murad.


A partir de agora, Imperatriz ganha uma unidade móvel totalmente moderna e equipada que será usada no combate e tratamento de diversos tipos de cânceres. Essa conquista é fruto de mais uma incansável luta do deputado Chiquinho Escórcio tem buscado investimentos que impulsionarão o crescimento para Imperatriz e cidades vizinhas, em diversas áreas, como na saúde, educação, infraestrutura.

O ônibus, que já se encontra disponível ao município, vem equipado para realizar 7,6 mil exames preventivos/mês de cânceres, além de poder realizar cirurgias. Foram investidos R$ 2,3 milhões na aquisição do ônibus, que servirá para reforçar o atendimento já oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Sistema Único de Saúde (SUS) naquela região.

 A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é resultado de parceria firmada entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos).

Padilha iniciou seu discurso lembrando que esteve em Imperatriz pela primeira vez na época da gestão do ex-presidente Lula. O ministro saudou de maneira especial o deputado Chiquinho Escórcio, que segundo ele, “o parlamentar teve uma colaboração e articulação fundamentais junto a Câmara Federal com a concretização do Projeto Mais Médicos, do Governo Federal e na aquisição deste hospital móvel para tratamento de câncer. Ele disse que fazia questão de que eu viesse aqui para entregar pessoalmente este veículo”, destacou.



“Estou muito feliz em estar aqui em Imperatriz. Não posso deixar de fazer uma saudação muito especial do Chiquinho. É também um gesto de reconhecimento do seu papel como deputado federal e também do senador João Alberto na luta que vocês tiveram no Congresso Nacional pelo Programa Mais Médicos para o Brasil”, destacou, afirmando ainda que a doação da Unidade Móvel, bem como sua vinda a Imperatriz se deve ao referido projeto. 

“Quando a presidenta Dilma Rousseff me disse íamos levar a lei do Programa Mais Médicos para o Congresso Nacional, sabíamos que precisávamos indicar alguém de pulso firme para presidir a Comissão  de deputados e senadores do Mais Médicos, já que teríamos muitas discussões e polêmicas. Não tive dúvidas de convidar o Chiquinho Escórcio para fazer parte deste grupo, pelo jeito firme e determinado.  O parlamentar teve um papel decisivo no debate. Ali, eu que já conhecia o Chiquinho passei a admirá-lo mais ainda pela firmeza no debate”, ressaltou Padilha.


O ministro da Saúde elencou os benefícios conquistados por Imperatriz com o início do funcionamento da unidade móvel de Prevenção ao Câncer. “Agora será possível realizar diversos exames na área oncológica neste ônibus, que conta com equipamentos modernos, prontos para atender a população. Com isso nós poderemos levar o mais próximo possível das casas das pessoas, este serviço que é para reduzirmos os índices da doença no Brasil”. 

Alexandre Padilha falou sobre a aquisição da unidade móvel: “É um ônibus-hospital, que com a parceria entre o Ministério da Saúde, a Vale e Prefeitura de Imperatriz, vai levar exames, equipamentos modernos para a casa das pessoas, junto ao programa Mais Médicos. Já temos mais duzentos médicos atuando no Maranhão e até março do ano que vem teremos mais de 700 médicos do Mais Médicos atendendo no Maranhão”, anunciou.

De acordo com o ministro, Imperatriz, a partir de agora passa a fazer transplante de rim, “coisa que até uns tempos atrás, só era possível no exterior”. Ele informou que um hospital para realizar um transplante tem que ter uma boa UTI (Unidade de Tratamento Intensivo); um laboratório com qualidade e equipe de pronto socorro para fazer um atendimento humanizado que o paciente precisa.



Padilha aproveitou a ocasião para fazer um desafio aos deputados federais presentes à solenidade. “Priorizem uma emenda para a construção do hospital, que vocês podem contar comigo”, disse o ministro emendando: “prepare o projeto Madeira para quando o dinheiro cair na conta, começar logo a obra. Quero voltar aqui para inaugurar o novo hospital de Imperatriz”. 


Visitações

Ainda durante a visita a cidade, o Ministro Padilha, atendendo a um convite do deputado Escórcio, visitou as instalações do campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) onde funcionará o Curso de Medicina naquela cidade, para conhecer in loco toda a estrutura que será oferecida à população daquela região. A implantação do curso de Medicina em Imperatriz, que este ano realiza vestibular, é mais uma conquista alcançada pelo vice-líder do PMDB, e que dará um salto de qualidade na saúde de toda Região Tocantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário