segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Chiquinho Escórcio parabeniza Cururupu pelos seus 172 anos



O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) parabeniza o grande município de Cururupu pelos seus 172 anos de muitas histórias, “que nos orgulha tanto no seu presente quanto no seu passado. Histórias que enchem de orgulho o nosso Maranhão”, destaca o parlamentar. 

Escórcio subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para parabenizar a todos os cururupuenses.

“Cururupu é uma cidade bela, um encanto da região dos Guarás. Quero enaltecer a Câmara de Vereadores bem como este incansável prefeito, Júnior Franco, que com sabedoria, competência e vontade procura fazer o povo de sua terra mais feliz. Recebam um forte abraço e as minhas felicitações nesses 172 anos de existência”, disse Chiquinho Escórcio.





Dados Cururupu

População 2010 – 32.652  - (com 68,2% residente na sede e 31,2% na zona rural e nas ilhas).

Área territorial – (KM²) – 1.223,371

IDHM 2010 – 0,612

PIB per capita a preços correntes
 - 3.462,24
reais

Fundação – 03 de outubro 1841 – 172 anos

O Litoral: A zona costeira do Município é composta por um conjunto de Ilhas oceânicas que formam quatro arquipélagos limitando com as faixas litorâneas dos Municípios de Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu. A região forma a Reserva Extrativista Marinha de Cururupu e Serrano do maranhão oficializada pela união em 2 de junho de 2004.
Principais Rios: Rio Cururupu, Rio Uru- mirim, Rio Grande, Igarapé-Açu e o Rio Liconde, alem destes,  a região é repleta de nascentes que se interligam para formar os cursos d`aguas principais.

Histórico
A Cidade foi habitada, primitivamente, pelos tupinambás, tendo com cacique "Cabelo de Velha", apelidado de Cururupu, origem do nome da localidade.
Entre 1816 e 1835, os indígenas, que escaparam ao massacre de Bento Maciel Parente, abandonaram a terra, pela impossibilidade de convivência pacífica. A partir daí, portugueses vindo de Guimarães começaram a povoar a região, iniciando-se o ciclo das grandes fazendas, onde fabricavam-se farinha de mandioca, açúcar e aguardente de cana usando engenhos a vapor.
As principais famílias que deram origem a povoação do elemento de cor branca no Município de Cururupu, vieram de vários pontos de Portugal, se organizaram por meio do comercio e da produção primaria da cana de açúcar com interesse na industrialização da produção para fins de exportação, com isso o município de Cururupu nos primórdios de sua fundação serviu para o desenvolvimento da produção de derivados da cana de açúcar no Estado do maranhão.
No decorrer do tempo, que começa logo após o processo escravista, com a extinção do plantio da cana-de-açúcar, a produção da farinha de mandioca marca também um período de prosperidade nas fazendas dos poucos senhores donos de engenho que resistiram no lugar. Dai em diante permanece até a atualidade como o principal produto produzido na lavoura do município.
A sede do município apresenta características de cidade histórica contendo um patrimônio arquitetônico avaliado como do tipo colonial. A zona rural é composta por comunidades tradicionais quilombolas e na região continental estão os pescadores artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário