quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Câmara Federal convoca advogado após comentários contra o Nordeste



Deputado quer que Gustavo Zanelli explique "insultos discriminatórios".
Advogado causou revolta após criticar o MA e o NE nas redes sociais.



Do G1 MA
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) solicitou, por meio de requerimento encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, a convocação do advogado Gustavo Zanelli para explicar os "insultos discriminatórios" postados nas redes sociais na semana passada.

 
·          
 Postagem do advogado Gustavo Zanelli
(Foto: Reprodução/Facebook)


Segundo a assessoria, o deputado também encaminhou convite à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à diretoria da Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República.

“São inconcebíveis essas atitudes contra o povo nordestino e isso tem que ser banido de nossa sociedade. Não podemos mais aceitar essas atitudes ofensivas, preconceituosas, difamatórias e de baixo calão contra quem quer que seja”, explicou Escórcio.

A repercussão das postagens já levou a procuradora-geral de Justiça do Maranhão Regina Lúcia de Almeida Rocha a encaminhar representação à seção maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e apresentar notícia-crime junto à Procuradoria da República no Maranhão (PR-MA) contra o advogado "pela prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense".

Entenda o caso

O paranaense Gustavo Zanelli causou revolta após postar vários comentários criticando oMaranhão e Norte e Nordeste do país nas redes sociais.

Em post publicado no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que "não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)".


 Advogado ironiza clima de São Luís
(Foto: Reprodução/Facebook)

Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que "seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação", e completa: "se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo".

Uma terceira postagem, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. "Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus". Quando uma pessoa comenta "GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!", Gustavo vai além. "Até dezembro ficarei aqui (...) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro", dispara.

Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais.

Em seu perfil, Gustavo Zanelli se diz natural de Cambé, no Paraná. O G1 tentou entrar em contato com ele no telefone disponibilizado no site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma pessoa, que atendeu a ligação e não quis se identificar, disse que o advogado não se encontrava no local. Minutos depois, Zanelli retornou a ligação e falou com a reportagem. Ele confirmou que o perfil é verdadeiro e disse que não se encontra mais no Maranhão. Questionado sobre a repercussão de suas postagens, o advogado desconversou.

"Não vou me manifestar sobre esse assunto. Só vou falar em juízo caso seja acionado", disse.
G1 MARANHÃO

2 comentários:

  1. Sr. Deputado, por favor, nos mantenha informado sobre este assunto, é de suma importância para nos nordestinos/Maranhenses e de preferência que essa noticia seja uma punição a este individuo.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bem Deputado , esse cara tem saber o lugar dele , ele não é melhor que ninguém tenho certeza que ele é de carne e osso e mortal só tem uma diferença é um tremendo racista que deve pagar pelos seus atos e pelas suas ofensas !

    ResponderExcluir