segunda-feira, 6 de maio de 2013

Chiquinho Escórcio acompanha Roseana Sarney nas ações do Governo Itinerante em Mata Roma e Anapurus



O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) participou, na segunda-feira, dia 6, de mais uma etapa das ações do Governo Itinerante nos municípios de Mata Roma e Anapurus, acompanhando a governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, levando serviços nas áreas de saúde, cidadania, agricultura familiar e inaugurando obras nessas cidades.
Em Anapurus, a comitiva participou da solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013 na Região do Baixo Parnaíba. Já em Mata Roma, a governadora Roseana Sarney, a prefeita Carmen Neto e o deputado Chiquinho fizeram a entrega de sementes de feijão e da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) a agricultores familiares de áreas quilombolas e inauguraram ruas pavimentadas em parceria com a prefeitura.

A governadora Roseana, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de Chiquinho Escórcio, destacando que ele tem trabalhado firme na Câmara Federal, apoiando a presidenta Dilma Rousseff, destinando recursos e projetos em prol da melhoria de vida do povo maranhense.
Em sua fala, o deputado foi bastante aplaudido pela população, quando, aproveitando o mês das mães, elogiou o trabalho das mulheres à frente das administrações estadual e municipal, citando as prefeitas Carmen Neto, de Mata Roma; Ducilene Belezinha, de Chapadinha; e Iracema Vale, de Urbano Santos. “São prefeitas talentosas, competentes e batalhadoras”.
Na ocasião, ele destacou também a gestão que a governadora Roseana Sarney tem feito em todo o Maranhão, levando obras e benefícios à população, e em especial ao município de Mata Roma. "Aqui em Mata Roma podemos ver a ação presente do governo, e vamos continuar lutando para colocar o Maranhão na rota do crescimento”, disse.
Chiquinho lembrou do empenho da prefeita Carmen Neto, que deu a ele a maior votação proporcional na última eleição na cidade de Mata Roma, e fez uma referência aos deputados estaduais e ex-deputados presentes na comitiva da governadora. O parlamentar enfatizou também o excelente trabalho desenvolvido pelo secretário Luis Fernando, que começou quando ele foi prefeito de São José de Ribamar e que hoje é estendido a todo o estado.

"Estamos trazendo para as cidades a proximidade do governo estadual e também serviços a serem prestados para a comunidade. Estamos trabalhando e chegando perto do povo para prestar conta do que estamos fazendo pelo nosso estado, disse Roseana Sarney.
Ela lembrou que nos sete primeiros anos em que esteve à frente do governo foram feitos 2.400 quilômetros de asfalto e que nos sete anos que ficou fora foram feitos apenas 200 quilômetros de asfalto. "Agora estamos fazendo mais de 1.500 quilômetros de pavimentação para deixar todos os municípios ligados por asfalto", observou Roseana Sarney. "Agora o Maranhão dá um passo fundamental e aqui vocês são beneficiados com esse avanço", completou Roseana.

Participaram também da agenda do Governo Itinerante na Princesa do Baixo Parnaíba os deputados estaduais Antônio Pereira, Fábio Braga, os ex-deputados como Paulo Neto e Wagner Pessoa; prefeitos, ex-prefeitos, vereadores da região, além de secretários de Estado e dirigentes de  órgãos. Durante a visita foi assinada também com a prefeita a lei Municipal de Criação da Cadeia Produtiva da Agricultura Familiar.

Fortalecimento da agricultura

Nesta etapa do Governo Itinerante está sendo priorizado o fortalecimento da agricultura familiar. A entrega de sementes visa garantir a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo. Além de agricultores familiares o programa atende as demandas de movimentos sociais, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.  Toda a região do Baixo Parnaíba será beneficiada com um total de 21 toneladas de feijão. No município de Mata Roma foi entregue 1,5 tonelada de sementes.

Saúde e cidadania

Além da ampliação do acervo das bibliotecas municipais com a doação de kits de 150 volumes incluindo livros, revista, CDs e DVDs, do mapeamento de manifestações culturais, implantação do programa e combate a drogas, o governo levou ao município atividades do Viva Cidadão, que possibilitou a centenas de pessoas tirar documentos como carteiras de identidade e de trabalho, titulo de eleitor, CPF e registro de nascimento e, também, ações na área de saúde, sendo essas as mais procuradas pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário