terça-feira, 18 de março de 2014

Deu no Estado do Maranhão: Prefeitura e Caixa sorteiam mais 5 mil moradias em Imperatriz


Imóveis da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida estão nos residenciais Canto da Serra e Sebastião Regis.

Mais de 5 mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida foram sorteadas no fim de semana, em Imperatriz. O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) participou do sorteio acompanhado do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), do vice-prefeito Luiz Carlos Porto, do superintende da Caixa Econômica no Maranhão, Hélio Duranti; da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mirian Reis; de vereadores e demais secretários.

Madeira deu início ao sorteio das unidades habitacionais da segunda etapa do programa em Imperatriz. Dos 17.538 candidatos inscritos, 5 mil já foram contemplados, por meio de sorteio eletrônico, com uma das casas nos residenciais Canto da Serra e Sebastião Regis, no Bairro Sumaré.

Outras 2.500 pessoas serão sorteadas para o cadastro de reserva. O sorteio foi realizado no Templo Central da Assembleia de Deus. Antes de iniciar a escolha, Madeira ressaltou a lisura do processo.

"Não tem marmelada nesse sorteio, nem peixada e nem apadrinhamento. Os critérios estabelecidos no regulamento estão sendo seguidos à risca. Mesmo sendo sorteado, o candidato que não comprovar as informações da inscrição na Caixa não receberá sua casa", afirmou o prefeito.

"Os residenciais são resultado de muitas idas a Brasília, onde contei com apoio irrestrito do deputado Chiquinho Escórcio e também dos representantes da Caixa Econômica. Os contemplados viverão em um bairro do tamanho da cidade de Porto Franco, com ciclovia, duas escolas, uma creche, saneamento, totalmente dotado de infraestrutura", explicou Madeira.

Hélio Duranti ressaltou a seriedade da gestão municipal nas ações realizadas em parceria com o Governo Federal por meio do banco. "O Prefeito Madeira tem sido um grande parceiro da Caixa Econômica na realização desse programa, fruto de recurso do Governo Federal, mas que necessita do trabalho dos municípios", destacou.

"Apesar de ser financiado, o valor que vocês irão pagar é muito inferior ao aluguel, com mais conforto e com a garantia de que o imóvel é seu. Quero reforçar o pedido do prefeito, que todos sejamos guardiões desse programa e vigiem para que as famílias que mais precisam consigam receber seu imóvel", destacou.

Empenho - Apoio nas negociações entre o Município e o Governo Federal, o deputado Chiquinho Escórcio destacou as duas instâncias administrativas pela realização de mais uma etapa do programa habitacional.

"Quero parabenizar o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal pelo programa que tem trazido mais dignidade a grande parte da população em todo o país. E parabenizar também a gestão municipal por lutar por investimentos desse porte em nossa cidade. Uma obra de extrema importância para nosso povo", disse o deputado.

Escórcio lembrou o pedido feito pessoalmente à Presidência da República pelo aumento no número de moradias a serem destinadas à cidade. "Eu tenho fama de briguento, mas é porque quero uma coisa bonita. Quando vim participar do sorteio das primeiras mil casas, falei com a presidenta Dilma Rousseff [PT] sobre a injustiça que estavam fazendo com Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, que precisávamos de pelo menos 10 mil moradias. Hoje estamos sorteando de uma vez só 5 mil casas. É esse nosso papel, apoiar a luta de gestores", observou.

Na primeira etapa, foram sorteadas 1.920 casas. Nesta segunda fase, 5 mil, e terão mais duas etapas, uma com mais mil casas e outra com 2 mil. Cada unidade habitacional é dotada de 39,19 metros quadrados de área útil e 48,13 metro quadrados de área privativa, dividida em sala de estar, cozinha, banheiro social, dois quartos, área de circulação e área de serviço.

Inscrições - As 17.538 inscrições realizadas entre 17 de outubro a 18 de novembro de 2013 foram divididas por critérios estabelecidos pelo programa de forma geral determinada pela gestão nacional por meio do Ministério das Cidades disposto em lei.

Miriam Reis esclareceu que, além de todos os critérios, ainda houve cotas especiais. "Ficam reservados ainda 3% das unidades habitacionais para atendimento a pessoa com deficiência ou cuja família faça parte pessoas com deficiência e 3% das unidades habitacionais para atendimento aos idosos e mais 6% das unidades habitacionais para fazer indicação de grupos de famílias provenientes de áreas de risco", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário